O ENEM/Competências, Objetivos e habilidades

De acordo com os próprios documentos legais, o ENEM tem como principais objetivos:

  • oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto-avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mercado de trabalho quanto em relação à continuidade de estudos;
  • aos processos de seleção nos diferentes setores do mercado de trabalho;
  • estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa e complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médios e à Educação Superior;
  • possibilitar a participação e criar condições de acesso a programas governamentais.

A seguir, leia as habilidades para que você tenha a noção do que é exigido do aluno, no momento do planejamento das questões:

Dada a descrição discursiva ou por ilustração de um experimento ou fenômeno, de natureza científica, tecnológica ou social, identificar variáveis relevantes e selecionar os instrumentos necessários para realização ou interpretação do mesmo.

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

  • H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
  • H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
  • H3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
  • H4 - Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.
  • Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

  • H5 - Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
  • H6 - Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.
  • H7 - Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
  • H8 - Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.
  • Competência de área 3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

  • H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
  • H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
  • H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
  • Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

  • H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
  • H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
  • H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
  • Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

  • H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
  • H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
  • H17 - Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.
  • Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

  • H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
  • H19 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específi cas de interlocução.
  • H20 - Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.
  • Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

  • H21 - Reconhecer, em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
  • H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
  • H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
  • H24 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
  • Competência de área 8 - Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

  • H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
  • H26 - Relacionar as variedades linguísticas a situações específi cas de uso social.
  • H27 - Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
  • Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.

  • H28 - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.
  • H29 - Identificar, pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.
  • H30 - Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.
  • Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias

    Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

  • H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes signifi cados e representações dos números e operações naturais, inteiros, racionais ou reais.
  • H2 - Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
  • H3 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
  • H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.
  • H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.
  • Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.

  • H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.
  • H7 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.
  • H8 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.
  • H9 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.
  • Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

  • H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.
  • H11 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.
  • H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.
  • H13 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.
  • H14 - Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas.
  • Competência de área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

  • H15 - Identificar a relação de dependência entre grandezas.
  • H16 - Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais.
  • H17 - Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação.
  • H18 - Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.
  • Competência de área 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.

  • H19 - Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.
  • H20 - Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.
  • H21 - Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.
  • H22 - Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.
  • H23 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.
  • Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.

  • H24 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
  • H25 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
  • H26 - Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
  • Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

  • H27 - Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.
  • H28 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
  • H29 - Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.
  • H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.
  • Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

    Competência de área 1 - Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

  • H1 - Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.
  • H2 - Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
  • H3 - Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
  • H4 - Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.
  • Competência de área 2 - Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.

  • H5 - Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
  • H6 - Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.
  • H7 - Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.
  • Competência de área 3 - Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

  • H8 - Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
  • H9 - Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
  • H10 - Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
  • H11 - Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
  • H12 - Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
  • Competência de área 4 - Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

  • H13 - Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
  • H14 - Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
  • H15 - Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.
  • H16 - Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.
  • Competência de área 5 - Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.

  • H17 - Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
  • H18 - Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.
  • H19 - Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
  • Competência de área 6 - Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

  • H20 - Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.
  • H21 - Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.
  • H22 - Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.
  • H23 - Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
  • Competência de área 7 - Apropriar-se de conhecimentos da Química para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

  • H24 - Utilizar códigos e nomenclatura da Química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.
  • H25 - Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.
  • H26 - Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos.
  • H27 - Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos e observando riscos ou benefícios.
  • Competência de área 8 - Apropriar-se de conhecimentos da Biologia para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

  • H28 - Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
  • H29 - Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias-primas ou produtos industriais.
  • H30 - Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
  • Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

  • H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
  • H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
  • H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
  • H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
  • H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
  • Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

  • H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
  • H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.
  • H8 - Analisara ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
  • H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
  • H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
  • Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

  • H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
  • H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
  • H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
  • H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
  • H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
  • Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

  • H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
  • H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
  • H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.
  • H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
  • H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
  • Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

  • H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
  • H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
  • H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
  • H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
  • H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
  • Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

  • H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
  • H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
  • H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
  • H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
  • H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.
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    Aprenda a partir da resolução comentada de todas as questões dos 4 últimos exames.

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